quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A ESTAÇÃO SEM ROSTO

Fachada da estação de Barão de Rezende, inaugurada em 1911 em Piracicaba, em linha da Sorocabana.

Há dias em que a publicação de meu site www.estacoesferroviarias.com.br me dá alegrias.

Hoje recebi o e-mail abaixo, enviado pelo arquiteto Marcelo Cachioni, o qual não conheço pessoalmente, enviando-me anexas as duas fotografias da estação de Barão de Rezende, em Piracicaba, SP, fotos estas que estou procurando há dezenove anos sem encontrar, já que a estação foi demolida nos anos 1970 e até o seu local original é difícil de encontrar, já que ela estava onde hoje é zona urbana bastante povoada.

Agradeço muitíssimo ao Marcelo, e as duas fotos já estão no meu site, na página dessa estação: http://www.estacoesferroviarias.com.br/b/brrezende.htm. Uma delas está no topo desta página. A estação, nas duas fotos recebidas, já estava quase com certeza, fechada. Note que a plataforma está completamente vazia, portas e janelas fechadas e marcas de início de abandono.

Conforme eu já desconfiava, ela seguia o mesmo (belo) estilo de algumas estações da Sorocabana, todas construídas entre 1911 e 1913: Indaiatuba, Luiz Pinto, Bom Jardim, Piapara, Angatuba, Vitoriana, Itararé... talvez tenha me esquecido de alguma.

Prezado sr. Ralph,

Boa tarde,

Sou diretor do Departamento de Patrimônio Histórico de Piracicaba, e neste departamento, desenvolvemos pesquisas diversas sobre o tema, com especial interesse nas estações ferroviárias. 
Percebi que no site das Estações Ferroviárias não existem fotos da antiga Estação Barão de Rezende. O arquivo da Câmara Municipal tem duas fotos, que lhe envio. Era um prédio praticamente igual à estação de Indaiatuba, onde funciona o Museu Ferroviário, e de outras estações do ramal, com pequenas variações.
As fotos estão em anexo, basta dar o crédito à CMP. 
Aproveito para parabeniza-lo pelo seu digno e valioso trabalho.
Estamos à disposição.

Att,

arq. Marcelo Cachioni
DPH Ipplap

Nenhum comentário:

Postar um comentário