terça-feira, 9 de setembro de 2014

ADORO MAPAS!


Dois mapas publicados pelo jornal Folha de S. Paulo durante o mês de julho de 1966, de certa forma, me surpreenderam. Este jornal, que publicava, como outros, mapas muito bem feitos nos anos 1920 e 1930 e 1940 - nestes, mapas de guerra - em 1950 e 1960 publicou mapas bastante mal feitos.

Os dois mapas que apresento aqui foram publicados com cerca de sete dias de diferença. E são bons mapas, bem feitos, especialmente o de São Roque. é necessário notar que eles, no entanto, n\'ao chegam aos p~es dos belos mapas que eram publicados em diversos veículos de informação até os anos 1930, de alta qualidade, cores, letras claras e fáceis de visualizar.

O que me chamou a atenção, no entanto, não foi apenas a sua aparência, mas, mais do que isso, sendo da página de turismo, mostra o que não aparecia mais na época: trilhos. Quando se promovia uma cidade, desde o final dos anos 1940 mal se falava em ferrovias que a serviam. Este mapa de São Roque a São Paulo mostra a linha-tronco da Sorocabana.

Apesar disto, no texto sobre como chegar à cidade de São Roque, não eram citados os trens que a atendiam. O fato de eles aparecerem no mapa possivelmente era consequência de que naquela época trens de subúrbio da Sorocabana chegavam até Mairinque, uma estação à frente de São Roque - desde 1998 a CPTM. sucessora da Sorocabana e da FEPASA, deixaram de chegar a essas cidades, parando seus trens em Amador Bueno, no município de Itapevi. Com isso, em 1966 havia trens de subúrbio e também trens de longa distância que paravam nessa cidade.

No outro mapa, que mostra o caminho de São Paulo e Santos para a cidade histórica e decadente de Iguape, não mostra a linha, que, basicamente, saia de Santos, alcançando a linha da EFS que vinha da Julio Prestes em Samaritá, seguia acompanhando de perto a "estrada da Banana" (Santos 'a Regis Bittencourt em Pedro de Barros) e depois a BR-116 até Juquiá. Embora o trecho de serra da rodovia não fosse ainda asfaltado em 1966, era preferível ir de carro a Iguape, jã quem de Juquiá a essa cidade, poderia seguir apenas de ônibus - alugar carro ao descer do trem, nem pensar.

Vale ressaltar que a rodovia para Iguape, que saía da BR, também não era ainda pavimentada. E para lá jamais houve trens.

Um comentário:

  1. Conhece o servidor de mapas do IGC???
    Têm coisas muito legais lá:
    http://geoportal.igc.sp.gov.br:8080/GeoPortalIGC/Internet/

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