quarta-feira, 7 de maio de 2014

DOM QUIXOTE E OS TRENS DE PASSAGEIROS


angelicapereiraa.blogspot.com
As eleições vêm aí e o governo vem falar em trens de passageiros outra vez.

Desde que o atrapalhado e inepto (para não usar outros adjetivos) PT assumiu o governo federal em 2003 já se passaram onze anos e três meses. Não houve um trem de passageiros de longa distância sequer de responsabilidade desse governo que tenha sido implantado. Nenhum. Mesmo em trens metropolitanos e metrôs (que, digam o que quiserem alguns, ambos são a mesma coisa), muitos regidos pela CBTU (órgão federal), nada foi acrescentado, houve no máximo troca de material rodante.

Mas não culpemos o PT por tudo. Não foram eles que acabaram com os trens de passageiros. Foram ARENA, PMDB, PSDB também. 

Sempre é bom lembrar aos incautos que CPTM e a Cia. do Metrô de São Paulo são órgãos estaduais e não federais, por exemplo. Estas sim, se mexeram. Talvez não com a rapidez necessária, mas houve acréscimo de quilometragem. Por outro lado, em termos de trens de longa distância, nada (se considerarmos o trem Pindamonhangaba-Campos do Jordão como trem de longa distância e não turístico, houve muito investimento em recuperação da linha, mas não houve efetivamente aumento de quilometragem dela).

O fato é que esta semana a União anunciou (a notícia é do O Estado de S. Paulo) a análise de um plano em investimentos e custeio de operação nos próximos seis anos para retomar o transporte de passageiros em trens em todo o País - seja o que isso queira significar. Acredito que o que ele queira passar ao seus incrédulos (e crédulos) eleitores, potenciais ou reais, é que ele ele trem a intenção de trazer de novo os trens de passageiros para o país. 

Você acredita? Por que somente depois de mais de onze anos de governo é que anuncia algo que é essencial para o país? E às vésperas de uma eleição para a Presidência da República? 

Ainda por cima, disse que vai deixar o TAV fora da pauta no momento. Leia-se: esqueça o TAV, em que os que acompanham pelo menos um pouco o assunto já haviam feito.

A notícia fala que existem pelo menos dezessseis linhas viáveis no país para serem implementadas. Um dos exemplos é o Londrina-Maringá. Fala-se nele há pelo menos dez nos, se não mais, e nunca as reportagens s lembram que esse trem já existiu entre 1954 e 1982 e que, quando foi eliminado, gerou reclamações de todos os lados. No fim, acabou mesmo e todos disseram "deixa para lá".

A grande pergunta continua sendo: se acabaram com as linhas de passageiros em penca entre 1956 e 2001 e ficou por isso mesmo, sem haver grandes reclamações por parte dos usuários e, quando houve, não duraram muito, por que em todas as eleições prometem trens de passageiros de volta (apesar de nunca cumprirem)? Apesar de as viagens por trem serem as mais confortáveis que se possa fazer, o fator tempo é fundamental hoje em dia.

Isso pode ser resolvido com a construção de novas linhas e compra de novo material rodante - locomotivas e carros. O povo sabe disso? Ou o povo quer trens iguaus aos anteriores, baratos mais ruins e lentos?

O restante do texto publicado hoje pelo jornal é irrelevante. Não leva a nada. Inclui até uma afirmação que, esta sim, pode ser verdadeira - a criação de uma nova entidade estatal para cuidar destes trens que ainda não existem e talvez nunca venham a existir: a EBTT, ou Empresa Brasileira de Transportes Terrestres.

São os mistérios do Brasil. Eu pessoalmente acho que os trens de passageiros de longa distância somente voltarão no dia em que este pa[is tiver um governo sério. Coisa que não vemos há muito tempo. se é que um dia vimos.

De qualquer forma, não pretendo vir a parar com minha campanha para ter os trens de passageiros de volta. Como um Dom Quixote.

3 comentários:

  1. Agora ????? Nem Material Rodante tem disponível. Outros foram cortados, canibalizados ou estão abandonados por ai........Há pátios abarrotados de carros que antes da onda "pré-predatória-privatizada" estavam todos operacionais. Neste exato momento estão largados ........simplesmente jogados.......TRISTE!!!!!!!!!!!

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  2. Porque o governo não faz licitação com a Renfe ou Ferrocariles Argentinos para tocar este segmento de transporte no Brasil ?. Já está provado que nossa indústria ferroviária é incapaz de implantar este meio de locomoção no país !

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  3. De fato, já havia esquecido esta história de TAV porque não acreditei que pudesse ser viável com governos/governantes que pouco se importam em manter pelo menos em estado razoável linhas e material rodante (digo isso baseado na linha 11 da CPTM que tem alguns trechos que nunca são corretamente reparados afim de agilizar a viagem entre Luz e Guaianazes), quantos mais trens com percursos superiores a aos metropolitanos atuais. E o senhor acertou mais uma vez, senhor Ralph, ao dizer "esta sim" à criação de uma nova estatal para gerir o modal de transporte sob trilhos, pois com certeza haverá mais lugares para gente que poderia fazer e que acabam "nada fazendo", fora receber o seu salário, sem muito fazer por uma mudança para melhor no que se refere à opção de locomoção por ferrovias.

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