segunda-feira, 10 de março de 2014

QUANDO SE VIAJAVA DE TREM PARA O LITORAL SUL

Juquiá - anos 1950 - Acervo Nilson Rodrigues

Nada como ler um relato destes. do tempo em que os trens, mesmo decadentes, ainda rodavam e viviam cheios. Eram trens de passageiros que desciam de Julio Prestes pela linha do rio Pinheiros, descendo depois pela serra da Sorocabana. Ele não está falando aqui de trens de subúrbio (hoje, metropolitanos), embora cite algumas estações que hoje atendem somente a estes últimos.

O narrador é Carlos Roberto de Almeida, contando isto num e-mail do início de 2013. Na época isso tudo não era mais Sorocabana, era FEPASA. O pai dele trabalhou na Sorocabana e depois na FEPASA.

"O último horário vigente até 1976/77 era o (trem) PV1 saindo de Julio Prestes às 06h40 chegando em Santos às 10h32. Em Samaritá aguardava o trem procedente de Juquiá para prosseguir a Santos.

Fui várias vezes com meu pai em serviço em finais de semana. O trem ia com cerca de 10/12 carros lotados. Gente saindo pelo ladrão. Não sei a categoria dos passageiros, se empregados ou parentes, ou simplesmente pagantes normais.

Como o acesso à estação da Luz para pegar o trenzinho inglês (Santos-Jundiaí) ou chegar à rodoviária ainda demandava tempo, talvez para quem estivesse na zona fosse muito mais produtivo ir no trem da Soroca.

Normalmente eu embarcava em Domingos de Morais e o trem ainda não estava lotado. Era a partir de Pinheiros que o bicho começava a pegar.

Já o trem de sábado para Peruíbe, o PV3, era mais tranquilo na ida. O retorno, normalmente cheio.

Uma que me lembro: 'Ia na cabine com meu pai. Quando chegou na estação Interlagos ele avisou que eu teria que ir pro carro pois havia um fiscal que iria embarcar na locomotiva. Assim, ele puxou um pouco mais adiante o trem, desci do lado contrário da plataforma e subi no carro. Fui em pé até Samaritá, onde desafogou um pouco, pois a maioria seguiria para Peruíbe'.

De qualquer maneira, apenas lembranças."

Um comentário:

  1. Infelizmente não temos mais trens para o litoral, se tivéssemos políticos sérios eles estariam rodando até hoje, mas a quem vamos culpar, os políticos mal intencionados ou o povo que não sabe escolher a quem colocar no poder?

    ResponderExcluir