sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O FECHAMENTO DE UMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ATIVA HÁ 140 ANOS

Estação central de Fortaleza, agora fechada. Foto de 2005.

Pelas reportagens e notícias que tenho recebido, muita gente em Fortaleza pergunta por que a estação central da cidade, chamada desde os anos 1940 de Professor João Felipe, fechou.

Ela deve ter sido fechada no último dia 13, segunda-feira, de acordo com as previsões. No seu lugar, os passageiros da METROFOR vão embarcar em uma estação provisória na rua Padre Mororó. Em lugar dos trilhos que faziam os trens das duas linhas metropolitanas de Fortaleza pararem para embarcar e descarregar passageiros (trens de passageiros de longa distância deixaram de existi já faz 25 anos), vai ser construída uma linha subterrânea. Ou seja, as obras invadirão a estação.

A intenção, porém, não é voltar a funcionar. A prefeitura, para dizer a verdade, nem sabe exatamente o que vai fazer com o prédio. Pensa-se em ali fazer um centro cultural (que novidade! Uma ex-esstação ferroviária virar centro cultural!), mas nem isso está decidido. Também não se sabe quando se vai fazer alguma coisa. O fato concreto é que a estação foi desativada e já se retiram materiais dela.

Por que desativar uma estação que tem função como estação e que foi construída para isso? (o prédio que ali está é de 1880 e substituiu a primitiva estação, de 1873)

Por quanto tempo vai ser usada uma estação provisória com alto movimento? Os usuários têm dúvidas se ela aguentará o tranco. Na verdade, não conheço a cidade nem sei onde fica exatamente e como foi feita essa "estação provisória", mas governos costumam fazer coisa mal-feita quando se trata de "obras provisórias". E mais: o "provisório" sempre dura mais tempo do que o que foi previsto.

O prédio da estação Professor João Felipe ficará fechado. Por quanto tempo? É possível que seja tempo suficiente para ser abandonado, depredado, pichado e vandalizado. O futuro dirá.

De minha parte, digo e reafirmo: o melhor uso para uma estação ferroviária fechada é voltar a ser uma estação ferroviária... aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário