quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

ARACASSU: HISTÓRIA ESQUECIDA, PATRIMÔNIO DESTRUÍDO

A estação em 1919.

Em 16 de outubro de 1908, a Sorocabana inaugurou a estação ferroviária de Aracassu, no ramal de Itararé - que, a partir de 1909, ligou a cidade de São Paulo ao sul do país. Em Itararé, mudavam locomotivas e
tripulações numa parada mais demorada e os passageiros seguiam para Ponta Grossa, Curitiba, União da Vitória, Santa Maria, Porto Alegre, Montevideo.
Aracassu na revolução de 1932.

Algumas estações nesse ramal foram construídas em madeira, material ainda abundante na região. Pelo que se sabe, todas elas - não foram muitas - foram reconstruídas em madeira. Aracassu permaneceu de madeira. Simplezinha, mas bonita, aguentou bem pelo menos até o fim dos trens de passageiros , que passaram por ali até 1978.

De 1997 a 2001, rodou por ali um trem de passageiros que ligava Sorocaba a Apiaí. Aracassu, na época, já estava fechada e ameçando ruína. Mas ainda estava, guardadas as devidas proporções - digamos, bem. Foi em 1998 que passei ali pela única vez. Duas vezes, na verdade. Ida e volta para Apiaí. Na volta, de manhã, o chefe do trem parou somente para que eu descesse e fotografasse. E o trem não eta "turístico", não. Era de linha, tinha todos os dias. Vivia cheio, pelo menos até Itapeva.
A estação de Aracassu em 2003.

Mas, depois disso, a estação, que fica no município de Buri e afastada de tudo, foi abandonada de vez. Aos poucos, sua madeira foi sendo levada ou, apodrecendo, caía.

O problema é que, como diversas estações desse ramal, ela teve um papel muito importante na Revolução de 1932. Tropas paranaebses entravam por ali e batalhas foram disputadas naquela região. Nem assim, alguém se interessou pela preservação do prédio.
As ruínas da estação, hã cerva de um mês. Foto Thobias Pezzoni

Hoje está como vemos em fotografias que recebi há algumas semanas.

E que Deus salve o Brasil.

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