sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A MENINA DO TREM QUE PASSOU POR AQUI

Trem da linha do Rio Grande, com Eliana olhando para fora

Pois é. Doze anos depois de lançar meu (infelizmente) esgotado livro Um dia o Trem Passou por Aqui - a história e as estórias dos trens de passageiros no Estado de São Paulo e as saudaes que eles deixaram - aparece a menina que olhava pela janela no trem que passava pela linha do Rio Grande, da lendária Mogiana.

Ela se chama Eliana Mendonça Ribeiro e tem hoje cinquenta e oito anos; é três anos mais nova do que eu.

Ela me disse que "...sou eu a menina que está na foto. O vagão do Trem  Maria Fumaça. Meu irmão de camisa branca logo no vagão seguinte. Lembro bem quando o rapaz tirou essa foto. Tenho hoje 58 anos e essa foto foi tirada em 1959/1960. Meu pai era aposentado da Mogiana em Uberaba e temos parentes em Rifaina. Abraços e obrigado!"

E complementou, quando eu perguntei se era o irmão dela o menino de camisa branca aparecia no segundo carro à frente dela: "Isso mesmo! Quando o trem passava pela ponte da Jaguara hoje desativada, ficávamos bem para fora da janela para ver as pedras no rio e minha mãe brigava. Vou te enviar a ponte que bem esse dia da foto passávamos sobre ela!"

Espetacular. Fiquei muito contente. É a primeira fotografia do livro, fora a da capa. Nela, eu escrevi que o "trem passava na linha do Rio Grande, próximo a Pedregulho, levando a alegria de uma viagem de trem".
Ponte de Jaguara, por onde um dia o trem passou.

Agora sei que a linha estava correta - quem me deu a fotografia, mas sem saber quem era seu autor, foi o Antonio Soukhef, e eu achei que ficaria muito bem no livro -, sei também que não estava assim tão perto de Pedregulho. Estava, na verdade, cruzando, ou perto de cruzar, a ponte sobre o rio Grande, hoje abandonada.

Eliana gentilmente mandou-me também uma foto da ponte hoje, publicada aqui também. Eu agradeço muito a ela.

Um comentário:

  1. Legal. Minha esposa tem uma foto similar (muito mais recente, coisa de 4 anos atrás), só que no trem entre Tiradentes e S.J.Del Rei, em Minas! ;-)

    ResponderExcluir