sexta-feira, 13 de setembro de 2013

MOMENTO NEUROSE: LOCAIS PERIGOSOS E POUCO RECOMENDADOS

blogdoprotogenes.com.br
Desde que nasci, ouço dizer que a Europa, pelo menos a Ocidental (era tempo de guerra fria) era o mais maravilhoso local para se passear, que a história da civilização ocidental está sempre presente, há patrimônio conservado...

Mas é mesmo?

E a peste negra do século XIV? E as frequentes guerras (sob certos aspectos, a Guerra dos Sete Anos, no século XVIII e as Guerras Napoleônicas, no XIX, foram guerras mundiais)... As duas Guerras Mundiais do século XX! As invasões dos hunos! Os bárbaros! Os turcos otomanos!

E hoje em dia, a guerra de secessão na antiga Iugoslávia, que tomou praticamente todos os anos 1990... E hoje em dia, a Síria em guerra civil, ali encostadinho na Europa! O Egito, sempre com problemas! A secessão Sudão - Sudão do Sul! Sim, não são na Europa, mas estão ali pertinho - isto, usando o mesmo fator de proximidade da pergunta que me fizeram em 1982, quando, na primeira viagem aos Estados Unidos feita desde que eu fiz a de 1956 com cinco anos, perguntaram-me se a Guerra das Malvinas não estava nos causando problemas de medo e destruição... afinal, era "pertinho"!

Mas e os gregos e os turcos, sempre discutindo? E aquela perigosa torre de Pisa, cai-não-cai? Os alemães, se de repente resolverem soltar seu imperialismo incipiente (já fizeram isto, mas por enquanto só economicamente...)? 

E aqueles filmes impressionantes que vemos, com explosões horríveis, matando milhares de pessoas? Jason Born, 007 (principalmente o último), Lian Neeson tentando salvar sua mulher e filha destruindo e matando todos que vê no seu caminho, o seriado recente Crossing Links, onde morre um monte de gente nos parques europeus? E os ingleses e americanos, vira e mexe bombardeando cidades alemãs (bom, já faz algum tempo). E os russos, sempre olhando feio? Os irlandeses do IRA! Os terroristas bascos! E até os hoje mais tranquilos vickings noruegueses andaram matando gente por nada!

Esse local é muito perigoso! E minha filha vive lá, cercada por tudo isso, na Toscana! Um horror em potencial!

O que faremos quando os europeus resolverem fugir dessa enorme violência e virem para lugares bem mais calmos, como Itaquera, Guaianazes, Heliópoilis, Paraisópolis, em São Paulo? Ou a Cidade de Deus e a Rocinha, no Rio? O Morro do Alemão? Como vamos arrumar ligar para tanta gente?

Oh, meu Deus!!!! Que faremos? Vamos ter nossa tranquilidade quebrada, no país que é sempre do futuro...

2 comentários:

  1. Olá.

    Gosto muito do seu blog, mas muito mesmo, mas só não acho que Itaquera está no mesmo barco que Heliópoilis, Paraisópolis, Cidade de Deus e a Rocinha, Morro do Alemão...

    Morei lá e só me mudei da calmaria daquele bairro para um outro mais "agitado" por causa do metrô, que não suporta (de forma decente) tanta gente que mora na ZL e trabalha no centro...

    Abraços.
    Leandro M.D.

    ResponderExcluir
  2. É, aqui nete texto nomes aparecem pela fama. Mesmo por que a postagem não é séria, é uma brincadeira.
    Abraços

    ResponderExcluir