segunda-feira, 18 de março de 2013

NOSSO PORTUGUÊS VAI (MUITO) MAL


Os trechos abaixo foram recolhidos por mim durante quatro meses em e-mails, notícias de internet e posts no facebook e mostram a quantas anda nosso português.

Todas as frases abaixo têm pelo menos um erro. Algumas têm dois. E não são, nitidamente, erros de datilografia, não.

Todo mundo é sujeito a erros. Eu também. Mas erros destes tipos dão uma boa amostra de como anda o nosso português.

Decidi colocar os erros em vermelho. São 33 frases (ou pedaços de frases) no total. Divirtam-se.

1. Estou indo Rio Claro quase todos os meses

2. Nosso código de transito prevê multa para os que assim procedem, mais cadê os agentes?

3. pois viagei até de Maria fumaça nos idos de 56

4. Bernardo Figueiredo, afirmou que a operação do trem

5. Prezado Fornecedor, segue o demonstrativo de pagamento efetuado em 18/12/2012:
Total da Fatura;   Retenção de Imposto;         Total à Pagar;         Moeda
Total à Pagar :
Contas à pagar

6. Santos pretere Robinho à nova investida em Montillo

7. Estou super ancioso para a chegada.

8. QUEM VER PRIMEIRO, COMPRA!

9. Em vez de se vestirem de palhasos 

10. como se um navio ao largo encomodasse tanto assim 

11. o governo deveria dar uma olhada no trexo 

12. aguentavam mais o acedio 

13. destruirão a historia e a excelência (NOTA: ele estava se referindo ao tempo passado – “destruíram”)

14. devolvendo algo que nunca tinha deveria ter sido tirado 

15. que corta a cidade de extremo à extremo.

16. corta o município e o perímetro urbano sentido leste oeste

17. A realização do contorno, custaria aproximadamente

18. se eu ascender um cigarro eu explodo

19. Com áreas privatizadas e outras abandonada assim estão às antigas estações ferroviárias

20. Bom dia á todos

21. Talves foi uma das primeiras do Brasil

22. FELIS ANO NOVO A VC E FAMILIA

23. local onde aconteçeu a emboscada!

24. Que trageto seria esse?

25. A presidente Dilma e seu ministro Guido Mantega ficam se perguntando aonde erraram.

26. saiu do ostrasismo que estava

27. Subistituido não, pois em outra foto

28. tendo participado das investigações orgões de polícia

29. eu me precavio observando se os filtros

30. esqueçem - ou preferem não ver - a quantidade de

31. o procimo dece me chama em (NOTA: três erros em 6 palavras. O “em” é “hein”)

32. Fomos ensinados a não valorizar-mos como coletividade

33. Os posts ficam sugeitos a curtidas

3 comentários:

  1. Ótima caçada, Raph! Imagino que nem tenha sido tão difícil encontrar os animais. E você encontrou muitos "vou estar entrando em contato" para "estar passando notícias" que "vão estar resolvendo o problema"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não se "esquessa" de "ir estar mandando" para que "possa-mos" colocar "imidiatamente" na "relassaum"!

      Excluir