segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

ECOS DA GRANDE GUERRA

No ano de 1942, um grupo de pessoas comunicou à redação do jornal Folha da Manhã, em março, que resolveram mudar os nomes das ruas Italia e Alemanha, ambas no Jardim Europa. Era um protesto contra o bombardeio e afundamento de navios na costa brasileira, ocorridos então recentemente.

O comunicado também assinalava que as novas placas já estavam nas ruas, que a Prefeitura já havia sido notificada e que esperava-se que esta apoiasse a iniciativa desse grupo.

Haviam essas pessoas alterado não somente o nome dessas duas ruas, respectivamente para "Navio Olinda" e "Arabutã", como o da rua dos Alemães, para "rua Buarque". Esta última não ficava nos Jardins, mas no bairro dos Ingleses, junto ao Bexiga. "A rua dos Italianos será a próxima" - disseram.

A reportagem do jornal foi às três ruas citadas e comprovou: as placas estavam lá. Nada disse acerca da rua dos Italianos, esta no Bom Retiro.

Porém, todos os antigos nomes sobrevivem até hoje. Não creio que tenham sido jamais oficialmente mudados - pelo menos, nunca vi um mapa da cidade com estas ruas com outros nomes. Estranho, pois, durante os quatro últimos anos da Guerra, o Brasil mudou diversos nomes referentes a esses países, como escolas, nomes nessas línguas, e por lei.

De qualquer forma, salvou-se a memória paulistana nesses casos. Já pensaram o hoje nonagenário Jardim Europa com duas ruas sem serem nomes de países europeus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário