sábado, 12 de maio de 2012

BELEZAS PERDIDAS 2: LORETO, CIA. PAULISTA, ARARAS

O título deste artigo poderia ter sido "Quando Araras era mais gentil"... ou com "Loreto" no ligar de Araras. Estou nisto parafraseando o blog de Martin Jayo, "Quando a cidade era mais gentil", referindo-se a São Paulo.

Deveríamos ter o direito de manter nossas memórias vivas para sempre. Um universo paralelo particular para onde sempre poderíamos entrar quando quiséssemos, para reviver momentos inesquecíveis. Teríamos uma chave só para nós. Hoje em dia, seria talvez uma senha.

Um lugar onde poderíamos conversar com as pessoas daquela época, pessoas que conhecemos e que hoje não estão mais vivas, ou não são como eram, ou ver locais que já não existem mais. Nesta caso específico não seria o meu caso. Jamais conheci o bairro e a estação de Loreto quando a estação funcionava, quando ainda havia um trem passando por ali, quando ainda havia uma linha férrea.

Loreto fica em Araras. Era a primeira estação após a central da cidade, sentido Leme. Foi desativada em 1976. Em 1996, ainda cheguei a ver os trilhos debaixo do mato e a plataforma da estação e do armazém demolidos havia anos. Um ano depois e os trilhos desapareceram. Dois anos depois, escrevi ali o episódio de João e a Máquina de Disney, publicado neste blog há pouco tempo.

Além da família Mello, de João, viveram ali outras famílias, como a Ceron. Vinícius enviou-me fotografias maravilhosas do local. que incitam minha imaginação a ir para o universo paralelo particular dele, do tipo "memórias o que não vivi". Ele, na fotografia abaixo, mostra a família do chefe da estação, seu bisavô, o Sr. Victor Ceron: "Em ordem da esquerda para a direita na primeira linha - Sylvia Forster Ceron (Esposa de Victor Ceron, Chefe da Estação de Loreto); Desconhecida; Gustavo Ceron (Filho do Chefe); Alice de Melo; Lucila de Melo. Na segunda linha - Ambas desconhecidas. Na terceira linha - Yoko Motoashi; Mercedes Ceron (Filha do Chefe da Estação - Minha avó) - Foto tirada no quintal da casa do chefe da estação - Tirada em 28/06/1947". Lindíssima fotografia, muito característica dessa época. Lembram as do post Belezas Perdidas, três anos atrás...
Na foto no topo, Vitor Ceron, o chefe, como dois de seus filhos, Gustavo e Mercedes. Como se vê, criava-se galinhas em Loreto. Hoje tudo isso desapareceu, segundo me disseram, existe ali um loteamento que destruiu toda a área do antigo pátio da Companhia Paulista. As galinhas foram literalmente atropeladas pelo "pogresso".

Não há mais bicicletas.
Não há mais placas na linha (que linha?)
Não há mais bastões de staff (para que?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário