segunda-feira, 16 de abril de 2012

PIRACICABA, 3 DE JANEIRO DE 1916

Minha avó Maria, seis anos antes de receber a carta deste texto.

Trecho de carta (abaixo) que meu avô mandou a minha avó em 1916. "Mariinha" era como às vezes ele chamava minha avó Maria. Eram noivos e se casariam um ano e meio mais tarde. Sud nessa época morava em Porto Ferreira, cidade de minha avó, onde era professor primário. Ele sempre passava parte das férias escolares com os pais, que moravam então em Piracicaba.

Sida, Asmara e Brazilina eram suas irmãs. Leo era Leo Vaz, grande amigo. Os cinemas de Piracicaba da época são retratados aqui. O trem era o da Paulista, que passava por Limeira e dali Sud pegava uma condução (provavelmente, nessa época, um tilburi) para Piracicaba. Ainda não existia o ramal de Piracicaba da Paulista.

Piracicaba, 3 de janeiro de 1916

Mariinha

(...) trem que passa em Limeira ás 10 e 15, porque é o único que serve ao Leo. (...) Entreguei a Sida e Asmara o bilhete em que lhes agradecias a remessa de photographias. Asmara e Brazilina não quizeram se photographar. Mas se fizeres muita questão mando-te a do velho! (...)

Queres vir commigo ao Ideal, amanhã, assistir ao Pequeno Rabequista? O cinema é quente como uma zona tórrida, as fitas que passam, em geral, não prestam e são velhas, não vai quase moça nenhuma, mas há uma orchestra tão boa, tão suave e tão afinada que eu deixo de ir ao Polytheama, que é o cinema chic e é do Jornal, para ir ouvir Dutra e o seu violino, Astolpho e o seu piano e Isotides e a sua flauta. Queres vir?

E por hoje é só. Lembranças a todo o pessoal, inclusive os aggregados, e um abraço do teu noivo que te beija humildemente as mãos – Sud

Um comentário:

  1. Olá Ralph, desde há muito tempo acompanho seu site e seu blog.
    Fiz uma postagem no meu sobre as ferrovias de SP, citando inclusive o site Estações Ferroviárias.

    Se puder, faça uma visita. Também ficaria contente se um dia precisasse e usasse o conteúdo da minha postagem. Obrigado e um abraço! Thales

    http://anarchizar.blogspot.pt/2012/04/projeto-ferrovias-estacao-sao-carlos.html

    ResponderExcluir