segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

INCÊNDIO NA RUA DR. ABRANCHES

Travessa Barão de Joatinga. Ao fundo a rua Sebastião Pereira.

O ano era 1928. Na Vila Buarque, na rua Doutor Abranches (hoje Frederico Abranches), esquina com a travessa Doutor Abranches (hoje rua Barão de Joatinga), um incêndio atacou a casa número 14 e os bombeiros foram chamados.

O jornal Folha da Manhã publicou a fotografia do combate ao fogo (veja acima). Na verdade, porém, a rua que aparece é a travessa, a atual Barão de Joatinga. Ao fundo, deve ser a rua Sebastião Pereira - que tem ângulo reto com a travessa, ao contrário da Frederico Abranches. O fotógrafo devia estar de costas para o incêndio.
Mapa da Sara Brasil, 1930. A pequena travessa já se chamava Barão de Joatinga.

O caminhão está virado para o incêndio (deve ter entrado pelo outro lado, pois não era bobo) e no chão se vêem as mangueiras esparramadas no sentido do o incêndio. Realmente, o número 14 (numeração não métrica) e na esquina, de acordo com o próprio jornal) ficava no final da rua, que, como hoje a numeração começa na Sebastião Pereira, em 1928 também devia começar.
Rua Barão de Joatinga, imagem de 2010 do Google Maps. Ao fundo a rua Sebastião Pereira.

Sem tempo de ir até o local pessoalmente, peguei uma imagem no Google Street View e coloquei-a aqui para comparação. Reparem que, se tudo que escrevi acima estiver correto, a casa ao fundo na Sebastião Pereira desapareceu, assim como todas as outras do quarteirão (ver mapa da Sara Brasil de 1930, aqui postado), para que ali surgisse uma praça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário