terça-feira, 1 de novembro de 2011

O FIM DA SUÁSTICA DA SHELL EM 1933

Até os anos 1930, vagões-tanque com uma suástica circulavam por algums ferrovias brasileiras. Eram vagões da Shell, que, na época, chamava-se Anglo-Mexican e ostentava junto com esse nome a tradicional concha da Shell (que variou bastante de desenho conforme o tempo passou).

As fotos que circulam às vezes pela Internet e mostram esses vagões são motivo de surpresa para muita gente que as vê. Geralmente pensam que se trata de ferrovias alemãs. Pode até ser que nas ferrovias alemãs a Shell também ostentasse as suásticas, mas as fotos que aqui circulam são realmente em ferrovias brasileiras.

Lembro-me que, nas listas de discussão de trens de que participo, houve certa vez gente que duvidava que isso fosse realidade. Achava que era piada. Mas o fato é que, antes de Hitler adotar a suástica como símbolo de sua ideologia, ela era comum por aí, em livros, como sinal gráfico, em decoração de alguns pisos de cerâmica e como símbolo da Shell. E possivelmente como outras coisas também.

Ontem descobri, por acaso, uma propaganda da Anglo-Mexican de 1933, mais precisamente do dia 30 de dezembro desse ano, publicada pela empresa nos jornais (no caso, a Folha da Manhã, atual Folha de S. Paulo) para dizer que daquele dia em diante, o nome da sua gasolina passava a não ser mais o "Svastica" (escrito assim mesmo), mas sim "Energina". E que o símbolo não seria mais utilizado. Creio eu que os absurdos que já naquele ano eram divulgados pela imprensa de realizações do governo alemão levaram a atual Shell a essa decisão.

De qualquer forma, o anúncio de 30 de dezembro de 1933 e um outro de 1915 publicado em uma revista da época mostram bem esses nomes e símbolos. E é sempre bom lembrar que na avenida Aclimação, aqui em São Paulo, um dos mais antigos postos de gasolina da Shell ainda ostenta o nome Anglo-Mexican. Sem suástica.

4 comentários:

  1. Essa cruz (svastica ou swastika) da Shell tinha os braços em sentido contrário à da usada por Hitler.

    ResponderExcluir
  2. Pouca diferença fazia. Na época, a Shell deve ter avaliado que era como ela estivesse apoiando a política nazista, e uma empresa não gosta de fazer isso, mesmo que seja favorável à plítica.

    ResponderExcluir
  3. A Shell fez o certo, ainda mais sendo uma empresa anglo-holandesa.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, a denominação "suástica" se refere ao símbolo original que significa vida, evolução (gira no sentido horário). O símbolo nazista (que gira no sentido anti-horário) se chama "sovástica". Na época da guerra ninguém se preocupou em diferenciá-las e o erro histórico ficou perpetuado.
    E porque a mídia não se preocupa em explicar a diferença... creio que a ignorância do povo cultivada pelo governo e pela mídia ao longo das décadas não permite mais esse tipo de revisão.
    Quantas histórias mais ainda estão ocultas...?

    ResponderExcluir