sexta-feira, 23 de setembro de 2011

VISÕES DE PORTO UNIÃO DA VITÓRIA

Porto União (direita) e União da Vitória (esquerda) em 1955.
Em dias de muito trabalho e nenhum tempo para escrever neste blog (cuja ideia seria escrever todo dia, mas tal não tem acontecido), recebo hoje de meu amigo Nilson Rodrigues, que mora em Peruíbe mas que por muitos anos na última década morou em Caçador, no alto Rio do Peixe (SC) e às margens dos trilhos da E. F. São Paulo-Rio Grande (não extinta, mas moribundíssima - se é que existe esta palavra), fotografias de duas cidades das quais mais gosto no Brasil (cidades gêmeas): União da Vitória, PR e Porto União, SC, que, na mensagem, ele chama de Porto União da Vitória - nome bem antigo de quando a cidade era uma só e ficava toda ela no Paraná, antes da Guerra do Contestado.
A linha férrea que divide as cidades, cada vez mais espremida
O que ele me manda são três fotografias, duas atuais e uma antiga (dos anos 1950), que mostram a divisa entre as duas cidades e os dois Estados. A antiga mostra a estação ao fundo. O morro atrás dela está do outro lado do rio Iguaçu. Do lado direito da linha é Porto União, em Santa Catarina. Do lado esquerdo, União da Vitória, Paraná. Como já falei ene vezes aqui e vale a pena repetir, o que divide uma cidade da outra (pelo menos no centro das duas cidades) é a velha linha da São Paulo-Rio Grande, ali construída em 1906.
Livraria e papelaria, em União da Vitória. Bela casa.
Nas duas fotos maiores, ambas tiradas pelo Nilson, vê-se as construções que avançam sobre o leito (será que é legal?) e também uma das casas da foto de 1955, hoje uma padaria em União da Vitória.

Muito bonitas e agradáveis as duas cidades, que, sempre que tenho oportunidade, visito. A última vez foi em 2008. Afinal, elas ficam a cerca de 650 km daqui de São Paulo.

2 comentários:

  1. Acho que foi no lugar da segunda foto que, quando fizemos o passeio de trem em 2003, tiveram de tirar um Fiat Uno que estava estacionado no meio dos trilhos. E tiraram na mão, mesmo. Mas, também, olhe onde colocaram um "estacionamento"!

    ResponderExcluir
  2. Ontem 25/09/2011 vendo a TV CUltura achei interessante a sua entrevista, como eu assisti bem disser a FEPASA - Ferrovias Paulistas S.A. nascer e posteriormente morrer e nossos Governantes fazendo de tudo para sucatear para entregar de graça, fiquei bastante triste pois trabalhei na Fepasa de 1976 a 1995 em Ribeirão Preto. muito bacana o seu serviço a partir de hoje seguirei seu Blog e Site e sempre que poder comentarei a respeito.

    ResponderExcluir