sábado, 3 de setembro de 2011

TURISMO FERROVIÁRIO EM FERRAZ DE VASCONCELOS

A estação em seu último dia de atividade, ou seja, hoje
Com a notícia que circulou nesta semana sobre o fechamento da atual estação de Ferraz de Vasconcellos, no centro da cidade do mesmo nome da zona leste da Grande São Paulo, resolvi ir hoje (ela fecha amanhã) e verificar o real estado da mesma. Afinal, eu jamais havia ido à estação, com exceção de duas viagens por trem, ida e volta, na qual nela não prestei atenção.

O que vi me surpreendeu: eu diria que o prédio que está lá é o mesmo da sua abertura em 1926. À direita da linha, sentido São Paulo-Mogi, hoje com longas plataformas de embarque dos dois lados e muros dos dois lados dos trilhos, além de uma passarela de ferro, feia, velha e ehferrujada, que vai de uma plataforma a outra.

Para chegar lá, segui de trem desde a estação de Barueri, onde deixei o carro estacionado. São três trens da CPTM: o primeiro de Barueri à Julio Prestes, o segundo da Luz a Guaianases e o terceiro desta a Ferraz - ele segue até Estudantes, em Mogi das Cruzes.

As baldeações na Luz e em Guaianazes são obrigatórias; no caso, desci na Julio Prestes e segui a pé, pela calçada da rua Mauá, até a Luz (outra opção seria descer na estação da Barra Funda e tomar o metrô até a Luz, e dali subterrâneamente até a Luz da CPTM). Em Guaianazes, muda mesmo o trem, que para ali e volta; dali até Mogi, é outra composição.

Voltando à estação, ela será fechada e no seu lugar colocada uma provisória em local diferente, enquanto se constrói uma nova. Realmente, a atual é pequena e enfeia uma cidade que está longe ser mesmo razoável. Ela é de 1926 e foi aberta para auxiliar no transporte de uma fábrica de tecidos que ali estava se instalando. O nome, que também apareceu nessa época, nada tem a ver com a cidade: foi um "batismo" dado pela própria Central do Brasil, que o deu como homenagem a José Ferraz de Vasconcellos, chefe do 2º distrito de tráfego morto em outubro de 1924, "no exercício da função na ferrovia"... e bem longe dali. Típico da Central e sua politicagem. Será a estaçãozinha demolida?

Almocei numa lanchonete para mover um pouco a economia do município... em volta da estação, pequenas lojas, tanto na praça na sua entrada (direita da linha, origem da cidade) como do outro lado da linha. Atarativo turístico, absolutamente nenhum. Turistas mesmo, só eu, ali (afinal, fui à cidade somente para conhecer uma estação da qual não tinha fotografia recente alguma e portanto nem sabia como era a estação).

O município é totalmente conurbado com o de São Paulo. Não há como reconhecer qualquer tipo de divisa estando dentro do trem. Espremido entre a capital e Itaquaquecetuba, a visão de favelas a partir do trem é comum, sendo uma continuação do município de São Paulo, com as mazelas da extrema zona leste.

3 comentários:

  1. De fato, turismo ferroviário em Ferraz de Vasconcelos... não recomendo. Na minha opinião, é um clássico exemplo de nossa falta de capricho e empenho em promover uma urbanização real que garanta a qualidade de vida da população, e não um mero acampamento de barracas de alvenaria (na melhor das hipóteses). Eu visitei a cidade regularmente entre o início da década de 1960 e o final da de 1970, tendo freqüentado a estação durante a década de 1960. Um lugarejo feio e triste, típico representante do inchamento da Grande SP durante os anos de desenvolvimento rápido das décadas de 1950 a 1980. Antigamente a cidade era relativamente pequena e logo se chegava ao campo bucólico - mas, e agora? Mas, pelo menos, parece-me que o serviço ferroviário melhorou bastante. Os subúrbios da CB na década de 1960 já eram elétricos, mas de péssima aparência e limpeza. E já se temiam os freqüentadores...

    ResponderExcluir
  2. Para que v. tenha uma ideia, um dia depois de fechada a velha estação e ter sido substituída por uma provisória, esta está ganhando elogios. É muuuito melhor que a que fechou! E é provisória... mas será uma pena se não mantiverem de pé o simpático prediozinho, até anteontem bilheteria e escritório.

    ResponderExcluir
  3. Pois é;
    Poderiam dar uma manutenção no prédio antigo e ogirinal da estação ferroviária desta localidade. E implantar nele um Posto Policial, Espaço Cultural, enfim, alguma ocupação que traga benefício a localidade e vida das pessoas.

    Querendo ou não, esta antiga estação faz parte da história desta cidade e eu espero que não façam como tantas outras, que após serem fechadas, foram demolidas...

    - AUTORIDADES E ÓRGÃOS COMPETENTES;
    EU SEI QUE É DIFÍCIL PEDIR ISSO A VOCÊS, SEI QUE EXIGE UM GRANDE ESFORÇO POR PARTE DE VOSSAS, MAS POR FAVOR TENHAM BOM SENSO!
    PRESERVEM A ESTAÇÃO ANTIGA, DANDO A ELA UMA OCUPAÇÃO QUE TRAGA ALGUM BENEFÍCIO A POPULAÇÃO!!!

    ResponderExcluir