terça-feira, 19 de julho de 2011

SUCATAS FERROVIÁRIAS

O mato se acumula sobre o pátio da estação de Serra Grande, no norte de Alagoas, na linha Recife-Maceió, sem utilização há quase 15 anos. O rapaz que aparece na foto é quem me a mandou, Claudio Vitoriano

Mais más notícias sobre ferrovias. Eu deveria ter me interessado por algo que desse mais alegrias... mas não.

Há três dias, quando escrevi sobre o ramal de Juquiá-Cajati e a linha Samaritá-Paratinga, não me lembrei de citar algo crítico com relação a elas. Desde 2003 a Ferroban e depois a ALL vêm sendo pressionada por alguns setores, incluindo o Ministério Público, a manter conservada a linha e, de preferência, voltar a usá-la.

Até agora, nada. Recentemente temos ouvido outra vez sobre uma possível reativação da linha de Cajati: a Prefeitura de Mongaguá, inclusive, teve de, por ação da Justiça, demolir uma construção feita na área de uso da ferrovia irregulamente.

Mas o ramal não pode ser reativado sem a ligação com o porto de Santos. Ele se torna inútil (a não ser que voltasse a transportar passageiros, o que não é infelizmente o caso) sem os trilhos do trecho Samaritá-Paratinga. Afinal, quem ordenou essa retirada? A ALL? A Prefeitura de São Vicente? O Papa? Como vários trechos dentro de Santos e de São Vicente já não têm trilhos no antigo leito, como um trem que venha de Cajati vai chegar ao porto? Ele teria de parar lá pela ponte do Barreiro... muito suspeito tudo isso.

Enquanto isso acontece aqui no sul-maravilha, no nordeste a linha que liga Alagoas a Pernambuco já é peça de ficção. O matagal é tanto no norte de Alagoas que a linha, que estava horrível e foi reformada toda no início de 2010, não pode ser mais vista. Dormentes e trilhos novos jogados no lixo por falta de tudo: de fiscalização, de vergonha na cara, de respeito pelo dinheiro público. Por que trocaram a via permanente gastando uma baba se tudo voltou ao abandono ANTES de ali rodar qualquer composição?

As ferrovias só me dão alegria... perdoem-me se só falo disso, mas pensem: se posso julgar a quantidade de dinheiro público jogado fora neste quesito, imagine então o que deve estar sendo feito em outros os quais não acompanho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário