segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CAMPANHA ELEITORAL - 1933


Mais uma postagem referente a 1933, depois da de ontem.

Meu avô Sud foi candidato a deputado estadual em 1933. Foi a única vez que ele foi candidato a um cargo público em toda a sua vida. Diz ele em suas anotações que só aceitou porque garantiram a ele que ele seria facilmente eleito e ele acreditou. Arrependeu-se depois e muito. Teve cerca de metade dos votos que disseram que ele certamente teria. Desiludiu-se muito.

Não era uma eleição qualquer: na verdade, ele seria eleito para uma assembleia constituinte, pois a função ali não era ser um deputado como os outros (aliás, desde 1930 não havia deputado algum, desde que Vargas venceu a revolução de outubro), mas sim escrever a nova Constituição do Estado de São Paulo, que, como a brasileira, tinha sido "rasgada" com a revolução.


A fotografia no topo mostra o lançamento da sua candidatura na sede do Centro do Professorado Paulista - CPP (do qual era Presidente) em abril de 1933. O panfleto mostra uma das propagandas a seu favor.

Uma de suas grandes desilusões foi sentir a mágoa de alguns professores - teoricamente, quem mais deveria votar nele - pelo fato de ele não ter apoiado a Revolução Constitucionalista. Recebeu algumas cartas anônimas sobre o assunto, o que o deixou muito magoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário