sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

AVENIDA MARGINAL.OU??

Marginal Direita do Pinheiros. Ou Av. Nações Unidas. Ou SP-O15. Escolha seu nome e boa sorte. Foto site www.brooklyn.com.br

Ontem andei a pé por um curto trecho da Marginal Pinheiros. Foi na Marginal Direita, ou seja, a pista sul-norte. Olhando os números (eu havia descido na estação Berrini e procurava o hotel Hilton pelo número), lembrei-me que, como o início oficial dela é no Cebolão, na junção com a Marginal do Tietê, a numeração cresce no sentido sul.

Portanto, como eu estava caminhando no sentido sul, a numeração crescia. Nenhum problema, mas eu estava a pé. A pé, eu posso andar no sentido que eu quiser. Porém, e se estivesse de carro? Ali, o sentido do trânsito de veículos é sul-norte, ou seja, corre pelo lado direito do rio. Do outro lado deste, a pista esquerda segue no sentido contrário, norte-sul.

Na pista direita, a que eu estava, o tráfego de automóveis corre ao contrário da numeração. Se você estiver dirigindo e precisar, por exemplo, achar o número 13.000 da avenida, não poderá, como na pista do outro lado do rio, simplesmente avançar o carro até chegar a esse número. Terá de seguir por outra rua, paralela à Marginal, ou pela pista do outro lado, supor onde está o número procurado e torcer para entrar na avenida na altura certa. Se errar, terá de dar outra volta.
Não seria mais sensato, nesse caso, violar a regra que rege a numeração das ruas paulistanas e, pelo menos nesse caso, já que essa pista sempre terá essa mão de direção, inverter a numeração, fazendo com que, de carro, os motoristas possam encontrar os números procurados mais facilmente? Ou seja, o número zero seria no ponto mais ao sul da avenida?

Afinal, essa é somente mais uma das dificuldades para osmotoristas que dirigem nas Marginais paulistanas. Qual seria outra? Ora, os nomes. Afinal, todos conhecem as quatro Marginais (duas do rio Tietê e duas do rio Pinheiros) como Marginais, mas os nomes oficiais não são esses. Pelo contrário, são muitos! Com exceção da Marginal Direita do Pinheiros, que tem um nome só (Avenida das Nações Unidas, exceto o trecho entre as pontes Cidade Jardim e Eusébio Matoso, onde se chama rua Hungria e tem numeração diferente da sequência, o que também é absurdo), as outras três têm diversos nomes dependendo do trecho!

Tomemos por exemplo os nomes existentes em vários trechos da Marginal Esquerda do Pinheiros, no sentido norte-sul: pela ordem, rua Andres Both, rua Antoine Bourdelle, avenida Engenheiro Billings, avenida Magalhães de Castro, rua Gerivativa, rua Henrique da Cunha, avenida Sulvio de Magalhães Padilha, rua São Bonifácio, avenida Alcides Sangirardi e finalmente avenida Guido Caloi. A numeração não é contínua, trechos se confundem etc.. Basta olhar um guia da cidade.

De absurdo em absurdo, a vida continua na cidade confundindo-nos e tornando a vida mais difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário