sexta-feira, 17 de setembro de 2010

EU NASCI EM SANTA VERIDIANA - PARTE 2






Uma postagem com o mesmo nome foi realizada no ano passado neste blog. Porém, a fazenda de Santa Veridiana, em Santa Cruz das Palmeiras, tem uma velha capela - construída em 1894, portanto, com 116 anos hoje - que estava caindo no ano de 2003.

É a única construção que sobrou de uma fileira de casas de moradores e trabalhadores da fazenda. Hoje está no meio de um canavial. Não voltei mais na igreja desde 2003, mas parece que ela ainda está de pé, embora mais depredada do que nunca e já sem o madeirame interior.

Outro crime contra o patrimônio nacional. Acima, algumas das fotos que tirei nesse ano.

13 comentários:

  1. Que prazer amigo poder rever algumas fotas da lendária Santa Veridiana.
    Meu avo pai de minha mãe, foi administrador desta fazenda, a qual pertencia a família Prado.
    Parabéns, pois valeu a pena ver estas fotos e matar a saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Voce sabe dizer de eles possuem registros dos imigrantes? A família da minha avó morou nessa fazem por volta de 1910: Redigolo, Nasi e Lourenzone. Também estou procurando informações deles para tentar cidadania italiana, se tiverem alguma informação por favor me avisem. Muito Obrigado

      Excluir
  2. nesta fazenda vieram as familias Lombardi, Demambro. Visacre, Roviello, Civita, dos quais meu marido é bisneto, neto e filho ele e sua Iramã Iracema nasceram nesta fazenda , Dias atráz meu filho esteve visitando esta capela a qual se acha muito destruida não restando um mínimo pedaço desta linda escada

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, pessoal! Sabem se é possível visitar as fazendas de Santa Cruz das Palmeiras? E sabem se elas possuem registros dos antigos empregados que possam ser consultados?? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha oque sobrou da igreja é em meio ao canavial agora sobre sua pergunta já não posso responder

      Excluir
  4. É muito lindo e emocionante poder ver as fotos, ler estas histórias bem como preservar. Será que as famílias que viveram neste lugar, em Santa Veridiana, podem fazer algum registro informal? Documentário, vídeo com mais fotos antigas, relatando como era a Vida de todos na Fazenda ? Sou amante e amo demais a cultura, história e vivências dos antepassados.

    ResponderExcluir
  5. olá estive nesse local, a uma semana atrás dia 27/02/2017, a igreja ainda existe, nos deixaram entrar na fazenda, porém não conseguimos entrar na igreja, estava ladeada de pés de cana, sem acesso.

    ResponderExcluir
  6. Olá, estive nessa fazenda à uma semana atrás dia 27/02/2017, nos deixaram entrar, a Igreja continua igual, porém ladeada de pés de cana, sem acesso ao lado de dentro, a fazenda é linda.

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe informar se existem registros dos imigrantes que trabalharam e nasceram em Santa Veridiana? Vou até la no proximo mes e gostaria de ter acesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A família de minha mãe morou na Fazenda - Furlanetto e Vanzela

      Excluir
  8. Alguem pode me passar localizacao.Pedalo nessa regiao e amo ver monumentos como este

    ResponderExcluir
  9. Precisava dos documentos dos imigrantes Italiano meu Bisavô Giovani Cavarini, quem tiver esses documentos e puder entrar em contato comigo obrigada

    ResponderExcluir
  10. Queria ver uma foto da fazenda Santa Maria em Santa Cruz das palmeiras e uma da fazenda Vista alegre como era antigamente.

    ResponderExcluir