quinta-feira, 10 de junho de 2010

ALGUÉM CONHECE POCINHOS...

Pelo Google, Pocinhos do Rio Verde seria a cidade no canto esquerdo inferior. Caldas, sede do município, é a cidade no canto direito superior.

O Paulo leu a postagem de ontem sobre Pocinhos do Rio Verde e me escreveu. Ele conhece o local. Os comentários dele sobre o local e o hotel seguem transcritos:

"Caro Ralph, tudo bem?
O hotel de Pocinhos ainda existe, é o mesmo ao qual você se referiu hoje em seu blog. Estive lá no começo do ano, conserva a mesma arquitetura, embora tenha um padrão bem simples.
Getúlio Vargas esteve lá, o quarto onde ele ficava está lá, com um brasão da república na porta.
O hotel não tem luxo algum, embora a comida servida seja excelente. É muito bom para uns dias de descanso. Os quartos acomodam até 6 pessoas (fiquei num duplo, eu, a esposa e dois filhos). Os banheiros tem aquecimento central e banheira, mas os registros e a banheira são "daquele tempo".
As águas minerais continuam lá, todas elas. Na entrada do hotel há uma fonte da água radioativa. No balneário, uns 200 m do hotel, estão as demais fontes (outras três), cada uma com uma indicação. Como hoje em dia ninguém mais faz tratamento crenoterápico (cura baseada no tratamento com águas minerais, ingestão ou imersão), que requeria 21 dias de estada e tratamento, o objetivo do hotel atualmente não é mais a cura de moléstias, como está enfatizado no papel da carta. Mas conheci várias pessoas que vão lá pra passar duas semanas.
Pocinhos é um nada, uma rua principal, duas laterais, um balneário, um pequeno comércio e muitas cachoeiras, videiras e passeios em volta. O hotel tem uma piscina, uma sauna, comida boa, cavalos para passeios e é barato. Nada mais que o necessário..."

Enfim, nada muito diferente do que eu imaginava. Só me surpreendi com o hotel ainda mantendo pelo menos algumas instalações da época da carta - 1932. Segundo o site do próprio hotel (o Grande Hotel de Pocinhos do Rio Verde) ele é o hotel mais antigo do Brasil ainda em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário