quarta-feira, 28 de abril de 2010

TROPA DE CHOQUE

O Guarujá em 1905. Grande Hotel de La Plage. Ao fundo, a estação ferroviária, em frente à praia de Pitangueiras.

O Governo do Estado anuncia que está mandando tropas de choque para Santos e Guarujá e outras cidades do litoral paulista para combater a onda de crimes, incluindo assassinatos, que está ocorrendo lá nessas bandas já há mais de uma semana. Coincidência ou não, ele toma providências pouco depois que o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo recomendou evitar viagens à região.

A prefeita do Guarujá "lamenta o posicionamento equivocado do consulado. Somos cidades turísticas e essa recomendação mexe com nossa economia". Palavras imbecis. Mostram que, por elas, a prefeita está mais preocupada com a economia da cidade do que com a segurança de quem mora ou viaja para lá.

Afirma que o consulado exagerou. Mesmo? Afirmações de amigos há alguns dias dão conta de que eles estiveram no Guarujá há poucas semanas e a recomendação dos moradores em volta à casa onde eles estavam hospedados era que permanecessem dentro do apartamento, pois o risco de assalto era muito grande. E que não saíssem durante a noite.

Alguém duvida que as tropas de choque só foram mandadas para lá por causa do que o consulado falou? Afinal, se a prefeita é contra...

Precisamos escolher melhor em quem votamos. Pior: Estamos ficando sem escolha.

Há poucos dias relatei a minha estada no Guarujá exatos 41 anos atrás. Era tão tranquilo que se podia andar pelas ruas à noite, de madrugada... não havia problema algum. Logo depois, começou a história dos problemas da baixada.

Deus salve os políticos, porque o povo não tem quem os salve.

Um comentário:

  1. Há quem diga que vivemos um democracídio (e não uma democracia). Eu concordo plenamente e esse seu post parece também confirmar.
    Poucos acreditam que dá pra seguir em frente em nosso sistema político, enquanto quem vive dele só tenta ir dando voltas enquanto for possível.
    Quando a gente vê casos como o do Arruda de Brasília que foi filmado, refilmado e confirmado fazendo maracutaia e hoje está solto, só dá aos brasileiros mais uma amostra do que todos nós já sabemos: esse sistema de Três Poderes coaliados e promíscuos uns com os outros (em especial o Judiciário que pra mim é o pior de todos) e nós, povo, só reclamando via internet e nos botecos, deverá permanecer assim por longos séculos, porque é por demais confortável para todas as partes.
    Se conversar, debater e demonstrar não resolve (vide Arruda), o que nos resta? Pegar em armas ou alguma atitude mais severa está longe da nossa natureza domesticada. Então temos que fazer o que sempre fizemos: aprender a conviver com as adversidades e reclamar pelos cantos...

    ResponderExcluir