quarta-feira, 21 de abril de 2010

O SEMINÁRIO DA PENHA

São detalhes como este que irão para o lixo... ou para a casa de algum abastado a preço de banana (Foto Douglas Nascimento - detalhe do Seminário da Penha)

Uma postagem muito interessante hoje no SÃO PAULO ABANDONADA,
"Só Cristo Salva o Seminário da Penha", leva-me a pensar...o que faz padres de uma congregação católica pedirem contribuições ao povo de uma região para erigirem um seminário gigantesco nos anos 1950 e quase sessenta anos depois - o que para a Igreja Católica, com seus 2 mil anos, é um período de tempo relativamente pequeno - colocar esta obra à venda para interessados derrubarem-na e construir - quase que certamente - enormes prédios residenciais ou shopping centers?

Se na Europa e na Ásia Menor - esta última, o berço do Cristianismo - as construções são preservadas, por que no Brasil, supostamente o maior País católico do mundo, elas se mantém somente por 50 anos? Talvez ela não seja o mais lindo templo católico do mundo, mas certamente é uma bela construção. Precisa ser velha - 500 anos, 1000 anos, 1500 anos, para ser bonita?

E o que dizer aos contribuintes voluntários desta construção ou a seus descendentes sobre a decisão tomada pelos padres? Que agradecem a sua contribuição, mas vão derrubá-la e vender seu terreno - ou vender a construção já sabendo que será derrubada, ou simplesmente que não se interessam mais por ela após somente 50 anos?

Vão então devolver o dinheiro a essas pessoas com juros e correção monetária? Vão transformá-las em beneficiárias do dinheiro arrecadado pela venda? Ou vão dar uma sonora banana para eles? É assim que vocês, padres católicos, agradecem as suas contribuições cinquentenárias?

Excelente exemplo vocês estão dando para os seus fiéis do maior País católico do mundo. Depois, não sabem porque é que estão perdendo seguidores por aqui. Fica, realmente, difícil mantê-los ou ganhar novos, com atitudes como esta.

Parabéns pelo cinismo e insensibilidade, senhores padres da Penha e arredores. Vou me lembrar de vocês queimando no inferno.

2 comentários:

  1. Chega a ser estranho o quanto que os problemas abordados no seu blog têm correspondentes quase exatos por aqui. E por causa disso, chego a pensar que são problemas generalizados pelo Brasil afora. Seja como for, aqui em Araguari, no Triângulo Mineiro, os Padres Holandeses fundaram um gigante colégio, o "Regina Pacis". Era um oásis do ensino de boa qualidade no meio do Brasil Central. Vários governadores goianos e outras famílias tradicionais até mesmo de São Paulo estudaram no colégio. 50 anos depois os padres foram embora. Seu legado físico foi dilapidado, sua biblioteca, com livros europeus raros de 200 anos foram encontrados no lixo. Seus belos prédios escolares foram apossados por espertinhos, que os estão demolindo um a um. Triste imaginar que isso se repete por toda parte.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, em minha cidade acontece o mesmo, escrevi uma materia sobre o assunto, nossos argumentos sao parecidos... se interessar te envio o texto, entre em contato. A igreja catolica tah destruindo parte do patrimonio cultural brasileiro.

    bertanimg@hotmail.com

    ResponderExcluir