terça-feira, 20 de outubro de 2009

QUEM É, AFINAL, QUE VOTA NESSES CARAS?

Os políticos brasileiros não têm mesmo vergonha na cara. Acho incrível o apego que eles têm ao poder.

Hoje saiu a notícia de que treze vereadores da cidade de São Paulo tiveram os mandatos cassados por acusações referentes à campanha política antes das eleições. Quer dizer, foram, mas não foram cassados: vão recorrer da decisão a instâncias superiores continuando a exercer o mandato.

Se tivessem vergonha na cara, teriam renunciado agora mesmo. Ou, no mínimo, deveriam ter pedido licença enquanto o processo é julgado em outra instância, e assim permanecer até uma decisão final.

Principalmente aqui no Brasil, onde decisões judiciais duram anos. Se durassem duas semanas, não faria tanta diferença assim ficarem nos cargos — mesmo assim, sob suspeita, deveriam ter o bom caráter de renunciar ou de se licenciar.

Pouco depois, outra notícia: o prefeito e o vice-prefeito do município de Praia Grande também perderam o mandato. A notícia não dizia se eles também iriam recorrer — mas sempre recorrem.

O próprio bigodudo lá do Nordeste, que perdeu o nome de um viaduto em Ribeirão Preto (foi substituído por outra homenageada), aquele que diz que representa o Amapá, mas é dono do Maranhão e cujo nome me recuso a escrever, deveria ter no mínimo se licenciado quando das primeiras acusações. Aliás, não somente do cargo que ocupa na mesa do Senado, mas também do seu mandato de senador.

Mas, não. Como todos os outros, apegam-se vergonhosamente aos cargos mesmo tendo sobre si a suspeita de ter cometido delitos, muitas vezes bem graves.

Este ano — e creio que nos últimos longos anos — somente vi um político renunciar. Foi um deputado do Paraná, cujo nome não me recordo agora, que foi acusado de dirigir bêbado e atropelar e matar uma pessoa. Apesar da séria acusação, foi o único que agiu como um político deveria sempre fazer.

Deputados e senadores têm (inexplicavelmente, para mim) imunidade. Não podem sofrer processos enquanto exercem os cargos. Será que é por isso que não renunciam? Será? Vereadores, não. Mesmo assim, não largam o osso. Isso não dá a todos eles uma desconfiança de que sejam mesmo culpados do que se lhes atribui?

Que tristeza. E que não digam que estou comentando política neste blog. Estou, na verdade, falando do caráter dos políticos do Brasil. Uma grande, uma enorme vergonha para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário