quarta-feira, 23 de setembro de 2009

VIAGENS DE SUD

Em 1940, meu avô Sud Mennucci foi nomeado Delegado Regional do Recenseamento no Estado de São Paulo. O Censo de 1940 seria realizado durante o mês de setembro; antes disso, ele viajou pelo Estado inteiro para dar posse aos delegados regionais das regiões censitárias. Não sei se deu posse a todos, mas a muitos, a julgar pelas viagens e reportagens sobre o assunto que chegaram até mim.

Ele adorava números – para ele, esse cargo era o máximo. Ele podia viajar, dar discursos – que adorava fazer – lidar com números e fazer comparações entre as cidades, quanto cresceram, o que representava o crescimento, etc.

As viagens foram em sua maioria feitas por trem – mas também por carro e até por avião. Pelo menos a viagem São Paulo-Araçatuba ele fez de avião de linha, há fotos dele no aeroporto dessa cidade, sendo recebido por diversas “otoridades”.

Uma vez eu escrevi que o ponto mais próximo que ele teria chegado da cidade que mais tarde levou seu nome, Sud Mennucci, teria sido Araçatuba. Agora fiquei em dúvida, ao achar entre seu acervo uma propaganda de Pereira Barreto, na margem contrária do Tietê a de onde está Araçatuba, e que se pode ver acima deste artigo. O acervo tem muitas dessas propagandas, que geralmente ele conseguia ao visitar esses lugares.

Para ir a Pereira Barreto, o mais lógico seria pegar o trem em Araçatuba e entrar pelo ramal de Lussanvira até este bairro, que, embora junto à margem esquerda do Tietê, ficava exatamente em frente a Pereira Barreto. Ali havia uma ponte rodoviária – o ramal acabava em Lussanvira – e por ela se chegava a Pereira Barreto, numa distância não muito grande.

Ele era recebido com festas, bandas de música, idas a restaurantes – tudo isso ele adorava, essas coisas inflavam o seu ego. Há uma fotografia dele em Ourinhos, com a banda perfilada junto a ele em frente ao largo da estação ferroviária – ele fez todas as cidades da Alta Sorocabana pelo trem da própria. As rodovias nessa região eram muito ruins nessa época, até para se deslocar de uma cidade a outra próxima. Já a região da Mogiana ele parece ter feito em boa parte com automóvel. Deve ter sido um Ford. Ele adorava os Ford e achava Henry Ford um grande exemplo para a humanidade.

O trabalho dele no Censo começou no início de 1940, com os preparativos, e terminou em dezembro do ano seguinte, quando ele completou os cálculos. Mesmo assim, os resultados somente foram apresentados um bom tempo depois.

Como teria sido essa época no Brasil? Na Europa e na Ásia, o mundo em guerra. Na América, ainda nada havia em termos de participação das nações na guerra, o que se deu a partir do fim do século XX. Apesar das dificuldades, o Brasil era uma ilha de tranquilidade. Getúlio Vargas governava com mão de ferro, mas, estando bem com ele, não havia muito com o que se preocupar. Afinal, a guerra não havia chegado em 1940.

Sud levava a sua vida como era possível então. O Censo era para ele mais uma distração do que um trabalho, com certeza. Quanto à cidade que tem seu nome, não existia em 1940. Foi fundada em 1948, por coincidência no ano de sua morte. Recebeu seu nome em 1959 por iniciativa de um senador que o havia conhecido. Fica próxima a Pereira Barreto e no início era um bairro do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário